Mãos à Obra! Construindo a Oficina

Esse foi o momento em que a gente conseguiu abandonar o mundo comum, se acostumar com a ideia de já não tínhamos mais os nossos empregos e que tudo dependia do projeto – sem esquecer que isso requer uma certa organização e muita persistência.

A partir daí tudo foi tomando forma, já que agora tínhamos concluído a faculdade e nada além do projeto poderia nos distrair. Todo o tempo era dedicado para conseguirmos concluir o nosso espaço, e foi quando passamos semanas a fio cortando, pintando e lixando. Um ano se passou desde que as paredes da Oficina foram levantadas até o momento em que concluímos o básico para poder dizer que se trata de um estúdio criativo e ateliê. Durante esse período continuamos fazendo calçados sob encomenda e trabalhos de design em um espaço improvisado.

Primórdios da oficina

Agora trata-se de um momento de adaptação ao mundo especial, ou seja, enfrentar de fato que somos empreendedores e que tudo depende da nossa dedicação. Antes de mais nada, pra poder começar a empreender precisamos de um escritório, e eis que ele surge totalmente a partir de materiais reaproveitados.

Tudo foi doado, encontrado na rua ou reaproveitado. Compramos uma serra tico-tico, que permite fazer vários cortes simples, uma furadeira profissional, várias ferragens, parafusos, tintas, lixas, etc. E mãos à obra!

maos a obra

Planejamos e fizemos todos os móveis da maneira à qual tínhamos acesso, devido principalmente à limitação de ferramentas que tínhamos. Todos exceto por uma cristaleira antiga que virou nossa vitrine, um banco de madeira que foi transformado em sofá e um cabideiro que foi abandonado na porta do meu apartamento pelo vizinho do lado que se mudou.

sofa transformado

O escritório e o ateliê são integrados no mesmo ambiente e o objetivo disso é facilitar a comunicação entre os colaboradores. Fizemos uma parede inteira de quadro negro no escritório para organizar as atividades e facilitar o desenvolvimento das ideias.

visao geral do escritorio

visao geral atelie

E mesmo com algumas limitações, conseguimos construir um espaço agradável e funcional. E aprendemos muito, construir tudo isso foi uma experiência de aprendizado 100% prática.


Seja o primeiro a comentar “Mãos à Obra! Construindo a Oficina”

Pague com PIX e ganhe 5% de desconto na sua compra