Destaque o Dia do Meio Ambiente no seu calendário.

O dia 5 de junho, foi instituído pelas Nações Unidas em 1972, como o Dia do Meio Ambiente. Muitas empresas e organizações tem voltado o olhar para os problemas ambientais, e todos os anos promovem ações e campanhas no mês de Junho, com o objetivo de trazer em pauta discussões ambientais e de sustentabilidade.

Mas não se deixe enganar!

Sabemos que as grandes organizações possuem parte da culpa pela exploração sem limites dos recursos naturais. A indústria da moda e a automobilística por exemplo, a fim de manter essa cadeia de produção descontrolada, atropela protocolos humanos e ambientais. E muitas delas utilizam essas campanhas ambientais como ferramentas estratégicas para conquistarem maiores fatias de mercado.

Segundo um artigo do Correio 24 Horasestima-se que em 2025 (logo ali), o oceano vai ter mais lixo do que vida marinha. E que penas 3% dos resíduos sólidos do Brasil são de fato reciclados.

Se você procurou ler este artigo, obviamente tem interesse no assunto e já se dedica a separar o seu lixo e a consumir de maneira consciente. Mas se tem dúvidas para que o seu lixo tenha o destino correto, segue um link da Gazeta do Povo que pode te ajudar: Como Separar o Lixo Reciclável 

INFOGASP 

Fabricas e indústrias de transformação, estão adotando métodos sustentáveis de produção. Já falamos aqui neste blog sobre a diferença dos termos Upcycling e Reciclagem, se você quiser revisitar o artigo e entender essa diferença, segue o link: Reciclagem, Upcycling e Você.

A Gasp já recuperou mais de 1 tonelada de resíduos para a sua produção.  Trabalhamos com a recuperação de resíduos de outras industrias, a fim de dar uma nova vida para materiais que seriam descartados. Esse tipo de impacto é muito positivo.

Escolhemos trabalhar com recursos que já estão no planeta ao invés de materiais que precisam ainda ser produzidos ou transformados, gastando mais energia e recursos para sua fabricação e distribuição. Optamos sempre pelo uso de materiais de origem natural, que não sejam provenientes do petróleo. Dessa maneira, ao final da sua vida útil, produtos feitos de origem natural, se decompõem mais rápido na natureza.

O Dia do Meio Ambiente é uma data que merece mais destaque no calendário.

Certamente vivemos outros tempos, podemos começar por mudar alguns hábitos de consumo. Uma ferramenta muito positiva também é o consumo local. Consumindo dos seus vizinhos e de pequenos produtores, você incentiva uma cadeia econômica sustentável, mais humana e ecológica.

Conquistas importantes, que valem a pena serem destacadas:

Na Semana Internacional Lixo Zero, que aconteceu em Brasília entre os dias 5 e 7 deste mês, Florianópolis, a capital de Santa Catarina, assinou um compromisso de se tornar até 2030 uma Cidade Lixo Zero, e também uma aprovação de lei para o projeto “Pelo fim dos canudos de plástico no Rio de Janeiro“.

E fique ligado! Até o final deste mês iremos trazer mais dicas e sugestões de empresas que que estão crescendo, atuando de maneira sustentável e que merecem destaque!

*Todas as frases em “itálico e negrito” possuem links de acesso para artigos com maiores informações, caso você deseje acessar, basta fazer um click 😉

 


Seja o primeiro a comentar “Destaque o Dia do Meio Ambiente no seu calendário.”

Pague com PIX e ganhe 5% de desconto na sua compra