O Dia Mundial sem Carro, é uma data celebrada em vários países no dia 22 de Setembro. Nasceu na França em 1997 como um protesto e momento de reflexão sobre como as cidades estão sendo adaptadas para os carros, e não para as pessoas que vivem nelas.
Segundo o portal Vá De Bike, ao longo dos anos, os governos investiram muito mais em soluções para o uso individual dos automóveis ao invés de alternativas para o transporte coletivo e o uso de bicicletas nas cidades (incentivando montadoras e enriquecendo empreiteiras). Se você pedala, você já observou isso e sofre todos os dias correndo risco e lutando pelo seu espaço no trânsito.
O objetivo da reflexão e da data, é que as pessoas experimentem um único dia sem utilizar o carro, descobrindo formas alternativas de mobilidade.
A Gasp apoia a ciclomobilidade, já promovemos ações e parcerias com diversos grupos e empresas ativistas, inclusive um mercado autoral de vendas de produtos nos bagageiros de nossas “magrelas”. E nossa equipe tem muito orgulho de pedalar até nosso ateliê todos os dias para criar e fabricar os nossos calçados!
Vale a pena lembrar, que o calçado é o meio antes do meio, uma forma preliminar da mobilidade. A humanidade chegou mais longe depois que passou a proteger os pés, os cascos dos cavalos e as rodas das carroças.
Alguns dos registros mais antigos de calçados, surgiram na Mesopotâmia e no Egito, rudimentares sandálias de couro protegiam os pés apenas de soberanos e nem todos podiam usá-las. Homens das cavernas já curtiam o couro dos animais que abatiam para proteger os pés e chegar mais longe na busca pela sobrevivência.
Calce seu sapato mais confortável e experimente a cidade a pé. Você vai ter outra perspectiva do local onde vive, e certamente chegará mais longe com a sua consciência.
A mais recente de nossas parcerias em apoio a causa, será a nossa participação no Musicletada, evento que acontece neste sábado, dia 22, no Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço (e você já sabe como vai se deslocar até lá, certo?).
O festival acontece em Curitiba desde 2010, reunindo artistas e o público em uma importante reflexão sobre Cultura e Mobilidade Urbana. Nesta edição, a programação trará uma grande marcha de bicicletas, exposições, intervenções sonoras, e o Mercado Grimpa! Importante inciativa do Grimpa Criativa que une criativos em colaboração, se liga:
Quando:
22 de Setembro das 10hrs às 18hrs
Aonde:
Centro de Criatividade de Curitiba
Parque São Lourenço
No dia 22 de setembro, faça um desafio e experimente não usar o carro, as cidades e o meio ambiente agradecem.